top of page

Tudo sobre seu Personal Statement

O que é o personal statement?


O personal statement ou college essay é uma etapa importante da aplicação universitária americana. É o momento do envio de redações e textos para universidades. Além das notas do ensino médio, currículo e provas de admissão, algumas faculdades também requerem o personal statement.


Para você se familiarizar primeiro com as terminologias, vamos esclarecer os diferentes termos e seus significados.


Personal Statement/College Essay – O personal statement é um texto para o estudante mostrar sua personalidade e o porquê ele merece ser admitido na universidade.


Supplemental Essay – Pedido para alguns programas específicos que exigem conhecimento adicional.


Essay Prompt – Texto pedido pelas universidades onde o aluno disserta sobre uma pergunta ou afirmação específica.





Porque as redações são importantes?


As principais universidades dos Estados Unidos recebem milhares de aplicações todos os anos, e o personal statement, supplemental essay e/ou essay prompt são utilizados para diferenciar os estudantes.


Imagine que exista um grupo de 10 estudantes que estão aplicando para Harvard. Nesse caso os estudantes têm um perfil acadêmico similar, com suas notas (SAT e TOEFL) e GPA no mesmo nível dos demais. Nessa situação, a universidade irá usar os personal statements, currículo, entre outros fatores para diferenciar os estudantes que serão admitidos dos demais.


Por isso é importante você tentar fazer o melhor texto possível de acordo com a aplicação específica da faculdade, essa é uma chance de você se destacar positivamente na corrida para as vagas universitárias. Claro que além do conteúdo do texto, é importantíssimo se ater a possíveis erros ortográficos e de concordância.


Assuntos dos Essays


Existem vários temas e perguntas na hora de dissertar no seu texto de aplicação. Se para a faculdade escolhida existe a possibilidade de escolha do tema, responda o que você mais tenha mais experiências relevantes para contar. Esses são alguns dos possíveis temas que são normalmente pedidos pelas universidades.


  • Sua história pessoal


Muitos estudantes escolhem falar sobre sua vida pessoal, escrevendo sobre desafios superados ou experiências que o destacam dos demais. Esse tema é requerido pelas universidades para avaliar o background dos alunos e entender como as atitudes passadas podem influenciar possíveis ações futuras.


  • Personalidade

Os comitês de aplicação das faculdades querem entender sua personalidade, como você lida com a diversidade de pessoas e ideias. Essas informações são importantíssimas, já que as faculdades valorizam estudantes que trabalham bem em grupo e que possam ter uma participação ativa na comunidade dentro da instituição.

  • Resolvendo um problema

Frequentemente faculdades irão apresentar um problema para o estudante resolver. Nesse caso, o comitê quer avaliar a sua capacidade de adaptação às adversidades, além de analisar sua habilidade em encontrar soluções viáveis para resolver o problema.


  • Seus objetivos

Um dos passos iniciais para alcançar o seu objetivo é a universidade, é onde você vai se conhecer como pessoa e começar uma das partes finais de preparação para a vida adulta. A universidade tem interesse em saber como você se vê nessa vida adulta, e como o curso irá te ajudar a alcançar seus objetivos e metas.

  • Razão pela escolha da universidade

Nesse caso, a universidade quer entender os motivos específicos que fizeram o aluno aplicar para a faculdade. O aluno pode implementar com informações específicas do curso e o nível oferecido pela universidade.



Dicas para melhorar seu texto



Para que seu texto te ajude no processo de aplicação, separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de escrever seu texto.


1. Escreva sem pressa


O processo de aplicação é demorado, e escrever o personal statement pode ser uma das etapas mais estressantes do processo. Por isso, comece a escrever com antecedência e releia sempre que fizer alguma alteração no texto


2. Seja você mesmo


É fundamental que o texto esteja bem escrito, e que as argumentações sejam fortes e coerentes. Por isso aconselhamos aos estudantes que sejam eles mesmos, e escrevam de maneira genuína, sem forçar.





3. Tenha foco


Na hora de escrever o texto cuidado para não se distrair, e foque nos pontos chaves da sua linha de pensamento. Essa é a melhor maneira de manter o leitor engajado.

4. Escreva sobre algo que te interesse genuinamente


É natural que quando escrevemos sobre assuntos que nos interessam, temos maior cuidado e interesse pelo resultado do texto. Por isso, se você puder escolher, encontre um tema que tenha paixão; se caso não puder escolher, leve o texto para um caminho que você se sinta confortável.


5. Sleep on it


Quando você terminar de escrever seu texto, se puder não o envie no mesmo dia. Descanse primeiro e de preferência espere até o outro dia para mandar, dessa maneira você vai reler o conteúdo descansado e com certeza encontrar erros ou partes que podem ser melhoradas.


Agora é só seguir as dicas e escrever a redação que será a porta de entrada na tão sonhada universidade americana!


Deixe suas dúvidas nos comentários ou na nossa dm no instagram.

bottom of page