Tudo sobre seu Personal Statement

Atualizado: 25 de ago. de 2021

O que é o personal statement?


O personal statement ou college essay é uma etapa importante da aplicação universitária americana. É o momento do envio de redações e textos para universidades. Além das notas do ensino médio, currículo e provas de admissão, algumas faculdades também requerem o personal statement.


Para você se familiarizar primeiro com as terminologias, vamos esclarecer os diferentes termos e seus significados.


Personal Statement/College Essay – O personal statement é um texto para o estudante mostrar sua personalidade e o porquê ele merece ser admitido na universidade.


Supplemental Essay – Pedido para alguns programas específicos que exigem conhecimento adicional.


Essay Prompt – Texto pedido pelas universidades onde o aluno disserta sobre uma pergunta ou afirmação específica.





Porque as redações são importantes?


As principais universidades dos Estados Unidos recebem milhares de aplicações todos os anos, e o personal statement, supplemental essay e/ou essay prompt são utilizados para diferenciar os estudantes.


Imagine que exista um grupo de 10 estudantes que estão aplicando para Harvard. Nesse caso os estudantes têm um perfil acadêmico similar, com suas notas (SAT e TOEFL) e GPA no mesmo nível dos demais. Nessa situação, a universidade irá usar os personal statements, currículo, entre outros fatores para diferenciar os estudantes que serão admitidos dos demais.


Por isso é importante você tentar fazer o melhor texto possível de acordo com a aplicação específica da faculdade, essa é uma chance de você se destacar positivamente na corrida para as vagas universitárias. Claro que além do conteúdo do texto, é importantíssimo se ater a possíveis erros ortográficos e de concordância.


Assuntos dos Essays


Existem vários temas e perguntas na hora de dissertar no seu texto de aplicação. Se para a faculdade escolhida existe a possibilidade de escolha do tema, responda o que você mais tenha mais experiências relevantes para contar. Esses são alguns dos possíveis temas que são normalmente pedidos pelas universidades.


  • Sua história pessoal