top of page

Tudo sobre o TOEFL


TOEFL é uma das provas requerida para o ingresso na maioria das Universidades Norte Americanas. A prova testa o aluno em 4 componentes da língua inglesa: Reading, Speaking, Listening e Writing. A pontuação da prova vai de 0 a 120 pontos. A prova é realizada várias vezes ao ano, dando chance para o aluno ver quais etapas pode melhorar e focar nisso para a próxima prova. A prova tem um custo médio de $225 dólares, então é importante estar bem preparado e seguro antes de fazer. O TOEFL não é uma prova fácil, ela exige que o aluno se sinta confortável com o idioma, já que ele(a) vai ser exposto ao idioma por quase 3 horas. É muito comum os candidatos se sentirem nervosos durante a prova, porque O TOEFL é feito no computador. Além de ter que manter a concentração alta na hora de ouvir as partes do Listening e do Writing, o candidato deve se manter calmo e relaxado para responder e falar no durante o Speaking. Por ser uma prova que avalia a proficiência no idioma, os candidatos que têm mais prática na língua conseguem ter pontuações mais altas, porque são expostos ao idioma frequentemente.


Para o candidato chegar em um nível bom de inglês é necessário o básico da teoria da língua, mas a parte prática se mostra muito importante em testes como esse.(para pontuação detalhada acesse https://www.ets.org/pt/toefl/ibt/scores/understand, s.d.) Se o estudante seguir essas dicas abaixo, as chances dele(a) aumentar sua nota aumentam muito.

5 dicas para se preparar antes da Prova

1. Encontre um parceiro para conversar em inglês diariamente (isso vai te ajudar a estudar todos os dias, e ter uma conversação mais natural). 2. Leia algum livro em inglês nas suas horas vagas. 3. Assista filmes e séries com legenda em inglês (assim você lê a palavra e se atenta a dicção ao mesmo tempo). 4. Escreva um diário em inglês (Escrever todos os dias te ajudará muito)


5. Divida os estudos em sessões durante o dia (três de uma hora por exemplo), dessa maneira o estudo não se tornará massante.


6. Se exponha ao menos 20 horas semanais entre todas essas atividades acima e também retire ao menos 8 horas semanais para fazer exercícios específicos para o TOEFL.


5 dicas e mindsets para aplicar durante a prova


1. É muito comum estudantes ficarem nervosos durante a prova, já que o teste é feito pelo computador e é muito fácil perder a concentração. Fique calmo principalmente na hora do Speaking, caso você se confunda em algum momento de sua fala, pare, respire, e volte ao raciocínio.


2. Fique atento ao tempo das respostas, a prova também exige que você interprete, fale ou leia situações sem muito tempo para pensar.


3. Fique calmo caso não entender alguma palavra específica ou termo, sempre tente analisar o contexto da frase ou fala. Dessa maneira você conseguirá deduzir alguma palavra não entendida.


4. Relaxe! No dia da prova você já vai ter estudado tudo o que poderia, então não é hora de ficar estressado ou pensando o que poderia ter feito de diferente. Entre na prova confiante e você conseguirá aplicar tudo o que foi estudado.


5. Se a prova for feita em um Centro de Teste, não se atente as outras pessoas durante a prova, tente imaginar que você está sozinho na sala, e foque somente na sua prova. Caso você for fazer a prova em casa, se possível escolha um horário e local que não tenha barulhos ou possíveis interrupções.

bottom of page