top of page

Custos de uma Faculdade Americana

Apesar de ser uma pergunta muito comum, a maioria das pessoas não sabem ao certo qual o custo para um estudante brasileiro estudar nos EUA.


Isso porque essa resposta depende de vários fatores, tais como: aquisição de bolsas esportivas ou acadêmicas, anuidades diferenciadas para alunos internacionais, notas, currículo do aluno, perfil da universidade, etc.


Atualmente existem mais de 5,000 universidades nos Estados Unidos, com as mais variadas anuidades. O custo das faculdades começa em U$5,000, e podem chegar em até U$70,000 por ano.


Devido a esse grande mercado de faculdades, também existem milhares de oportunidades de bolsas e caminhos para deixar o curso mais acessível. Leia nosso post sobre bolsas.




Para facilitarmos a compreensão vamos separar as faculdades em 5 níveis diferentes, organizados de acordo com a taxa de admissão e principalmente valores das tuitions.


Esses níveis não mostram o nível da faculdade em si, já que é natural que uma faculdade do nível 3 seja melhor que a do nível 1 em determinado curso por exemplo.


Tipos de Universidades e suas anuidades


Nível1


O nível 1 representa as universidades com maior dificuldade de aceitação. Entre as faculdades do nível 1, estão as Ivy Leagues (Harvard, Yale, etc), e elas tem um custo aproximado entre U$50,000 a U$70,000 dólares anuais. Lembrando que esse valor é integral, sem bolsas.


Esse valor assusta, porém é justificável já que estudantes formados nessas universidades têm uma média salarial mais alta do que a anuidade, fazendo com que recebam o investimento rapidamente após se formarem.



A tuition (anuidade) da Brown University por exemplo é aproximadamente U$60,000.

Em paralelo, a média salarial no primeiro ano de formado de estudantes de Brown é de U$68,000 dólares por ano, convertendo para um salário mensal aproximado de U$5,500, cerca de R$29,000. Portanto, apesar do alto investimento, o estudante conseguiria pagar sua educação ao longos dos anos. Em média somente 10% dos aplicantes são aceitos.


Nível 2


As faculdades nível 2 tem ótimo nível acadêmico e em média somente 20% dos aplicantes são aceitos.


Entre essas faculdades estão: UT Austin College of Natural Sciences, Boston College, William and Mary, University of Florida, New York University, UCLA, University of Texas, etc.


A anuidade varia muito nesse tipo de universidade porque se trata de universidades de tamanhos e propostas diferentes, porém na média o custo out-of-state é entre U$35,000 e U$50,000 por ano.


Lembrando que a in-state tuition se aplica normalmente a residentes do estado, e out-of-state para não residentes.


Algumas dessas faculdades são públicas e oferecem a in-state tuition para alunos internacionais que tem boas notas (GPA, SAT, TOEFL) e forte currículo. Com esse valor diferenciado, as mesmas faculdades custam entre U$ 6,000 e U$20,000 anuais.


Isso possibilita que o estudante pague somente metade do valor da anuidade, e uma renomada universidade como a University of Florida por exemplo, pode custar somente U$10,000 dólares por ano.


Nível 3


No nível 3 estão universidades em que a aceitação é aproximadamente 50%. Essas são excelentes opções acadêmicas e como as do Nível 2 podem variar muito de preço e na experiência do aluno durante o curso.


São Universidades que tem maior taxa de aprovação, mas ainda sim a maioria dos aplicantes não consegue passar.



O custo integral esperado dessas faculdades sem nenhuma bolsa é entre U$20,000 e U$50,000.


Alguns exemplos são: Lynn University, University of South Florida, Virginia Commonwealth Univeristiy, Cal Poly, New York Insitute of Technology


Nível 4


Universidades predominantemente menores com aceitação que pode chegar aos 80%. Essas são universidades predominantemente menores mas que ainda sim tem um ótimo nível acadêmico, especialmente em cursos específicos.


Essas Universidades variam de preço entre U$5,000 até U$20,000 por ano, e é uma excelente opção para estudantes terem acesso a uma educação de qualidade, em um dos países mais desenvolvidos do mundo, por um valor parecido com que pagariam no Brasil.



Alguns exemplos de faculdades de nível 4 estão: Augusta University, University of North Carolina Pembroke, West Florida University, etc.

Nível 5


As Community Colleges são instituições que oferecem curso superior de até dois anos. Elas são uma excelente ferramenta para estudantes que ainda não desenvolveram o idioma por completo, ou que querem diminuir o custo universitário.


É muito comum que estudantes americanos e internacionais se matriculem em Community Colleges para atingir uma GPA (média de todas as notas) alta, e depois transferirem para universidades grandes.


Após transferir os créditos adquiridos na Community College para a Universidade, o estudante reaproveita as aulas já feitas, e inicia de onde parou, normalmete entre o segundo e terceiro ano.


Lembrando que após se formar ele ganhará o diploma da segunda universidade.


A média do custo das Community colleges variam entre U$4,000 e U$8,000 por ano, ou seja aproximadamente R$1,800 reais por mês.


Para entender mais o seu caso, responda nosso formulário e agende uma ligação de assessoria gratuita com um dos experts da VP!


Gostou do conteúdo?


Deixe suas dúvidas nos comentários.





bottom of page