top of page

Tudo sobre o SAT


SAT – O que você precisa saber sobre a prova? O SAT (Scholastic Aptitude Test) é a prova mais importante para admissão em Universidades Norte Americanas, usado como uma espécie de ENEM, o teste é aceito por quase todas Universidades Americanas. O processo de admissão universitário americano é um pouco diferente do nosso aqui no Brasil, o critério de admissão por lá leva em consideração muitos outros aspectos além do SAT. Mas para esse post vamos focar no SAT. Respondemos algumas das perguntas mais frequentes sobre a prova O que cai na prova? O SAT é uma prova que aborda 4 diferentes temas: Reading(Leitura), Writing and Language (Escrita e Ortografia), Math(Matemática) e Essay (Redação). O único tema opcional é a redação, que não é obrigatória na prova. Qual a duração? O SAT tem duração máxima de 3 horas e 50 minutos. Isso significa que a prova é longa e cansativa, sendo muito importante para o aluno treinar e fazer testes antes da prova, para estar acostumado com longos períodos de concentração. Existem provas dos anos anteriores disponíveis na internet, desta maneira o aluno consegue ter uma boa ideia de como é a prova, e assim se preparar. Quando posso fazer? A prova acontece 7 vezes por ano, possibilitando assim ampla opção para o estudante. Dessa maneira ele pode refazer a prova se caso não tirar a nota desejada. Mais de 2.2 milhões de recém graduados do ensino médio prestam a prova por ano, um número muito grande. Mas já que existem mais de 5 milhões de estudantes prestando o ENEM, ou seja, por incrível que pareça a competição é maior aqui do que lá.

Quanto custa? A prova pode ter dois preços diferentes, dependendo se o aluno quer fazer a redação ou não. Sem a redação fica $49.50 e $64.50 com a redação (lembrando que a cotação é em dólar). Onde posso fazer a prova no Brasil? A prova acontece 6 vezes por ano no Brasil e pode ser feita em vários locais, nos 4 cantos do Brasil. Locais: Belo Horizonte, Brasilia, Campinas, Curitiba, Erechim, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Piracicaba, Porto Alegre, Recife, Rio De Janeiro, São Paulo, Salvador e Vinhedo. Como é a pontuação? O SAT tem duas principais etapas da prova, Leitura e Escrita, e Matemática. Cada seção vai de 200 a 800 pontos possíveis para o estudante, lembrando que você não perde pontos por errar ou pular alguma pergunta. A nota máxima do SAT é 1600 pontos. Para quem escolhe fazer o SAT Essay, a correção da redação é um pouco diferente. A redação é corrigida com em 3 notas independentes, de 2 a 8 pontos. As notas são baseadas em Writing, Analysis e Reading. Writing – testa a estruturação da redação, se o texto tem lógica, bom flow, e principalmente procurar erros de ortografia e gramática. Analysys – testa a qualidade do argumento do aluno Reading testa o quanto o aluno entendeu o tema da redação, e como ele demonstrou isso na própria redação

5 dicas para você se preparar para a prova Leia e estude todo o conteúdo dos livros do SAT Faça provas de anos anteriores do SAT Obtenha um planejamento de estudo, com isso é possível estudar com mais eficiência e êxito Quando estamos nervosos, frequentemente mudamos nossas respostas em funções de dúvidas que aparecem em nossa cabeça, mas lembre-se que na maioria das vezes, nossa primeira resposta é a mais assertiva Uma das dificuldades da prova é o tempo, por isso, sempre que for fazer a prova teste, é importante que ele também seja cronometrado Gostou do post?

Siga nossa página no instagram @vpeducationbr para ficar por dentro de tudo sobre universidades norte americanas.


bottom of page