• Vitor Lima

Principais gastos para estudar nos EUA

Atualizado: Mai 20



Na hora de fazer uma faculdade nos EUA o estudante e sua família tem que se programar, e se prepara para alguns custos. Em alguns casos esses custos são diminuídos e até zerados em caso de bolsa esportiva ou acadêmica.

Para ajudar a se preparar para esses gastos, separamos uma lista com os 5 principais gastos na hora de fazer uma faculdade nos EUA, eles são

1. Tuition and Fees

  1. Room and Board

  2. Livros e Materiais

  3. Despesas Pessoais

  4. Passagem Aérea

É importante entender o que são esses gastos, como se preparar para eles e o que você pode fazer para diminui-los.

Tuition and Fees

Esse é o principal gasto na hora de ingressar em uma instituição acadêmica nos EUA, e o valor varia de acordo com a quantidade e tipo de aulas (créditos) de cada curso.

Como nos EUA os estudantes escolhem a quantidade de créditos de cada semestre, os preços dos créditos também variam de acordo com o curso e com a faculdade. Lembrando que as Universidades mais renomadas tendem a cobrar mais caro por cada crédito, resultando em uma anuidade maior.


Normalmente a faculdade da um valor médio para os créditos, portanto seu valor total da sua tuition and fees é a soma de cada crédito. Por exemplo, a Harvard cobra um valor de USD 1,406 em 2018/19, com uma média de 12 a 15 créditos necessários para um semestre, o valor semestral fica de 46,360 dólares somando as fees.

Room and Board

A maioria das Universidades demanda os estudantes do primeiro ano a morar nos dorm-rooms (dormitórios universitários, dentro do campus). Normalmente são oferecidas diferentes opções de moradia, com o aluno podendo escolher se vai dividir quarto, apartamento ou até morar sozinho.

Junto com a despesa do room and board está inclusa os meal plans, para os estudantes que moram nos dorms. Os custos dos meal plans também variam de acordo com a quantidade de refeições que o estudante vai querer comer dentro do restaurante da universidade.

Se o estudante escolher viver fora do campus, ele deverá calcular quanto vai gastar com aluguel e alimentação fora da Universidade. Em muitas Universidades, financeiramente falando, vale a pena viver dentro do campus, e em outras nem tanto.

Livros e Materiais

A média de gasto anual por aluno em Universidades públicas dos Estados Unidos com livros e materiais é de $1,298.

Para conseguir diminuir esses custos, muitos estudantes comprar livros seminovos e usados. Você pode encontrar esses livros em livrarias da universidade, online ou com alunos que já terminaram aquela aula específica.

Despesas Pessoais

Depois de contabilizar todas as despesas dos posts anteriores, é crucial que o estudante faça o cálculo de quanto vai gastar em suas despesas pessoais. Essas despesas podem incluir: lavanderia, plano de celular, alimentação em restaurantes, atividades de lazer, etc..

São gastos que muitas vezes não nos preparamos para pagar, mais que pesam no final do mês, especialmente porque o gasto é em dólar.

Passagens aéreas

Esse é o último gasto e um dos principais que o estudante tem que se preocupar. Sabemos que os preços de passagem aéreas são muito voláteis, por isso é sempre bom saber vários sites para pesquisar.

Além disso, se o aluno for fazer uma faculdade de 4 anos, pela quantidade de idas e vindas do Brasil pros Eua, pode ser interessante ir atrás de um cartão com mais milhas aéreas.

Aqui estão alguns sites que podem ajudar o aluno na hora de achar a passagem mais barata: Google Flights, decolar.com, expedia.com, studentuniverse.com, etc.



Gostou do conteúdo? Cheque nossos outros posts e nosso instagram para mais informações sobre estudar nos EUA!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo