top of page

Desvendando o High School Americano


Estudar o ensino médio nos Estados Unidos é uma experiência que pode mudar a vida de um estudante brasileiro.


O intuito desse artigo é trazer informação para que mais estudantes e familiares aprendam sobre as possibilidades que os Estados Unidos oferecem para estudantes internacionais, para que mais brasileiros possam aproveitar essas valiosas oportunidades.


Os estudantes podem começar a estudar nos Estados Unidos a partir do 9º ano, por períodos de 6 meses até 3 anos, dependendo do tipo da instituição e preferência do estudante.


Tópicos





1. Motivos para fazer high school nos EUA


Os 5 principais motivos que achamos que todos estudantes deveriam saber antes de tomar a decisão de estudar ou não nos Estados Unidos.


Liberdade na grade curricular


Nos EUA os estudantes têm mais liberdade e podem adicionar diversas matérias eletivas em sua grade curricular. Com isso se o estudante já tiver uma área de preferência que pode vir a estudar na faculdade, ele(a) pode adiantar matérias na escola e assim eliminá-las da faculdade.


Idioma


Uma das melhores maneiras de garantir a fluência na língua é fazer o maior período possível de aprendizagem e constante exposição a língua. Ao fazer um programa de high school nos EUA o estudante vai ter um estímulo diário no idioma, somado com a necessidade de se expressar em seu cotidiano, tudo isso fará o aluno desenvolver a fluência muito mais rapidamente.


Experiência


Além de ter uma experiência dentro da cultura norte-americana, dependendo do local o aluno terá acesso a estudantes de vários países. Esse tipo de networking pode ser tornar um diferencial enorme no futuro, trazendo possibilidades jamais antes imaganadas.

Facilidade para uma Universidade Americana


Ao estudar em um ensino médio americano, o aluno terá uma facilidade maior na hora de entrar em uma faculdade americana. Além da facilidade com o idioma, as faculdades americanas levam em consideração o currículo escolar e do aluno como um todo, e uma experiência como essa acrescenta muito na hora da admissão universitária.


Uma experiência de ensino internacional agrega tanto na questão do acadêmica, como também no nível de maturidade exigido pela experiência. Além de que uma experiência bem sucedida nos Estados Unidos, prova que o aluno já está adaptado a cultura americana.


Mentalidade


Por se tratar de um país de primeiro mundo, a cultura dos Estados Unidos é avançada em vários aspectos. Uma experiência de high school insere o estudante diretamente dentro da sociedade americana, podendo o mesmo absorver muitos aspectos positivos da cultura local, ensinamentos que ele(a) certamente levará para o resto da sua vida.


2. High School Público vs High School Privado


Os Estados Unidos oferecem oportunidades para estudantes internacionais nas escolas públicas e privadas. Existem algumas diferenças importantes para o estudante internacional entender antes de estudar nos EUA.


As escolas públicas são gratuitas para estudantes norte-americanos ou com cidadania americana, mas as elas também aceitam estudantes internacionais por até um ano, mas com uma anuidade paga.



As escolas públicas normalmente são maiores, e atendem alunos que moram perto da instituição. É importante o aluno saber dessa informação pois pode fazer toda a diferença na hora de decidir sua escola e local de moradia.

Nas escolas privadas os estudantes internacionais podem ter mais tempo de curso. Começando no 9th year e indo até o 12th, por exemplo. Podendo o mesmo fazer o ensino médio inteiro, ou períodos de 6 meses até 4 anos.


Os custos dos cursos irão depender de vários fatores, como: nível acadêmico, esportivo, estrutura, porcentagem de alunos formados que estão em boas universidades, entre outros fatores.


3. Escolha da Escola


Agora que você já sabe mais sobre o universo de high school norte-americano, vamos descobrir como escolher a melhor escola para você. Primeiramente isso dependerá do seu perfil de aluno e qual seu objetivo ao estudar nos Estados Unidos.


O aluno pode estudar em uma escola voltada para o acadêmico, com ênfase para estudantes que buscam aplicar para uma universidade americana.


O estudante que está buscando uma experiência de menor duração, pode buscar escolas com um maior número de estudantes internacionais, para uma adaptação mais fácil.


Existem também escolas focadas em esportes, para estudantes-atletas que buscam melhorar seu nível esportivo somado ao acadêmico. Essas escolas oferecem uma rotina que engloba estudo e esporte, trazendo o melhor dos dois mundos para os estudantes. Preparando os estudantes-atletas tanto para o mundo profissional, como para buscarem bolsas esportivas em universidades americanas.


Além disso outros fatores como tuition, local, clima, tipos de escola (esportiva, religiosa,acadêmica,etc), preferências de moradia e etc, fazem toda a diferença na hora da decisão final.


4. Moradia


Na hora de escolher o lugar onde você irá morar, você deve levar em consideração a possibilidade de ou morar no campus (o que algumas escolas oferecem), ou morar com uma Host Family.


As duas opções podem ser interessantes, mas na maioria das vezes, as escolas pedirão para os alunos internacionais ficarem em uma Host Family. Essa regra é requisitada quando a escola não oferece estrutura de moradia para o estudante, somado com estudantes internacionais que não têm parentes residindo no local.


5. Documentação


Depois de decidida a instituição e definida sua moradia, chegou a hora de começar o processo de documentação e visto. Para estudar em um high school americano, o estudante internacional deve aplicar para o visto de F1. Sem esse visto o aluno não consegue embarcar para a terra do tio Sam, então é muito importante saber como tirá-lo.


Para conseguir emitir o visto, você vai precisar do I20, documento oficial da instituição escolhida pelo estudante, provando que o mesmo está matriculado e irá estudar na instituição por x período de tempo.


O aluno também precisará provar para o governo americano que sua família poderá pagar a quantia necessária para as despesas de ensino, moradia e alimentação no país. Isso será feito através de um comprovante de renda.




6. O que você precisa saber para um high school perfeito!


Dicas para você fazer do seu high school americano uma experiência inesquecível!


Escolha boas aulas eletivas

Aulas eletivas na escolas americanas podem te adiantar aulas na universidade. além de possibilitar experiências para descobrir novos gostos e qualidades!


Atividades extracurriculares


São uma ótima maneira de socializar e fazer amigos, além de poder fazer trabalhos sociais para a comunidade. Nos EUA é extremamente importante ser um membro ativo da sua comunidade!


Academic Advisor


A academic advisor é a pessoa que vai te ajudar a escolher suas aulas, além de poder ser uma excelente ajuda na hora de encontrar tutores, ela também poderá te ajudar muito no caminho de preparação universitário.


Professores e diretores


É importantíssimo tentar ter uma boa relação com a escolas e os diretores já que eles podem facilitar ou atrapalhar muito a sua vida na escola. Uma boa relação com seus professores podem te trazer excelentes cartas de recomendação, além de ajuda acadêmica.

Se Divirta!


Não são todos que tem a oportunidade de estudar no exterior, ainda mais nos Estados Unidos, então aproveite. Faça amigos americanos, e tente realmente participar da comunidade e entrar na cultura. Isso com certeza fará sua experiência muito melhor!



E ai ? Gostou do conteúdo?


Deixe suas dúvidas nos comentários e esperamos que você esteja mais perto de realizar o sonho de estudar nos EUA depois desse artigo


bottom of page