top of page

Tudo sobre a NCAA


A NCAA (National Collegiate Athletic) é uma Associação Atlética de Universidades Norte Americanas. Ela tem como membros as principais Universidades Americanas e o mais alto nível esportivo Universitário Norte Americano.


Com mais de 1100 Universidades participantes da Associação, existem muitas opções de Universidades, com diferentes objetivos e experiências oferecidas.


A associação é dividida por 3 divisões : Divisão 1, Divisão 2 e Divisão 3. Existem algumas diferenças entre as divisões, como: tamanho dos programas esportivos, número disponível de bolsas esportivas, quantidade de esportes, conferências esportivas, etc.



A Associação tem mais de 24 esportes oficiais, com um total de 460 mil estudantes-atletas e é a Associação Universitária Americana com maior número de bolsas esportivas e acadêmicas.


A NCAA tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento de estudantes-atletas, tanto em seu nível acadêmico como esportivo, lembrando que a associação não tem fins lucrativos e todos os atletas que participam são considerados amadores, ou seja, não podem ganhar dinheiro com o esporte durante a Universidade.


As melhores bolsas esportivas das Universidades da NCAA oferecem muitos benefícios para o estudante-atleta. Entre essas vantagens estão: pagamento total de anuidade do aluno, alimentação, moradia, equipamento esportivo, pagamento de viagens, pagamento de despesas para representar a Universidade em campeonatos, treinamento (físico, mental e específico do esporte), entre outros. Quanto melhor a bolsa, mais concorrida ela se torna e maior é o nível exigido pela Universidade, tanto acadêmico, quanto o esportivo.


Lembrando que as bolsas esportivas variam, e são renovadas anualmente, podendo ir de 0 a 100%. Cada esporte tem uma quantidade máxima de bolsas esportivas disponíveis, dessa maneira os times ficam teoricamente mais nivelados, não favorecendo Universidades mais ricas que poderiam oferecer um maior número de bolsas.




Com uma grande audiência televisiva nos Estados Unidos, os campeonatos da NCAA são assistidos e comentados no país inteiro. Dessa maneira, ela acaba sendo uma grande vitrine para seus estudantes-atletas, sendo que uma grande parte deles ao terminarem os estudos, ingressam em carreiras profissionais em seus respectivos esportes.


Mesmo com a NCAA deixando claro que os atletas são amadores, toda a estrutura em volta deles é profissional. Para se ter uma idéia, os técnicos de basquete da NCAA por exemplo, muitas vezes chegam a ganhar mais do que os da liga profissional americana (NBA).


A NCAA tem uma organização ímpar, e apesar de ser uma Associação para jogadores amadores, ela tem maior estrutura e planejamento que muitas associações profissionais. Com campeonatos e conferências extremamente organizadas, a NCAA da total estrutura para seus atletas e profissionais.


Um dos principais desafios da NCAA é balancear as atividades dos alunos, fazendo com que eles tenham uma estrutura completa para o esporte, mas que também tenham tempo e ferramentas para irem bem na Universidade.


Por isso, os estudantes que tiverem a GPA (média das notas) menor do que 2.3 (num total de 4.0), perdem a elegibilidade na associação, e normalmente também perdem a bolsa esportiva.


Portanto a performance esportiva e acadêmica dos estudantes atletas são complementares. Ao mesmo tempo que é importante ele(a) ir bem no esporte e nos campeonatos, também é de extrema importância tirar boas notas e ser um aluno responsável.


Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as Universidades Americanas?


Nos siga no @vpeducationbr e fique por dentro de todos os posts do nosso blog.

bottom of page