• Vitor Lima

Como escolher seu major (curso)?

Atualizado: Mai 20


Todos nós conhecemos alguma pessoa que começou um curso universitário no Brasil, e depois de 6 meses ou mais, percebe que não quer atuar naquela área, ou então encontra uma área que te interessa mais.


Apesar de ser uma situação comum, não é a mais agradável, e começar um curso do zero pode ser muito trabalhoso e desanimador para muitos estudantes. Nos EUA esse problema é resolvido, porque o aluno tem tempo para experienciar algumas áreas, e depois escolher com mais certeza qual a escolhida para graduar e atuar.


Diferentemente das faculdades brasileiras, ao ingressar em uma Universidade Americana o estudante não precisa declarar seu curso na hora que entra na faculdade. Os estudantes podem passar os dois primeiros anos da faculdade com o major undeclared (curso não declarado), para depois decidirem o curso desejado.


Se o estudante optar por ficar undeclared, ele poderá fazer aulas e matérias em mais de uma área de estudo. Diríamos que o João foi aceito em uma Faculdade nos EUA, e ele está na dúvida entre psicologia e economia, nesse caso ele pode atender aulas iniciais das duas matérias, e depois, com mais certeza escolher a área que mais gosta.


As Universidades Americanas dão a possibilidade de fazer um minor, que é um curso com menos créditos, que pode complementar seu bacharelado. Portanto, se o estudante gostar mais de economia, mas também se interessar por psicologia, ele pode fazer um major em Economics, com minor em Psychology.

Como as possibilidades são muito grandes, todas os estudantes têm acesso a um major advisor, que irá ajudar o estudante a fazer o planejamento correto da sua carreira acadêmica. É muito importante o estudante usar muito a ajuda desse funcionário da faculdade, ele pode deixar a vida do aluno muito mais fácil.


O trabalho do major advisor é traçar um plano para que o estudante possa se inscrever em aulas relacionadas ao seu curso e ainda sim conseguir fazer eletivas não relacionadas ao major, mas de interesse do aluno.


As Universidades Norte Americanas dão muita liberdade para o estudante, deixando o aluno com total controle de sua carreira acadêmica. Mas é muito o importante saber essas informações antes de começar seus estudos, desse jeito ele(a) pode se beneficiar de todas as opções que são oferecidas.


Os Estados Unidos é o país das oportunidades, e cursar uma universidade pode abrir infinitas portas para os alunos estrangeiros. Para aproveitar todas essas oportunidades o estudante tem que primeiro estar ciente delas, e com ajuda de quem já passou por isso, aproveitá-las.

Gostou do conteúdo?


Se ficou com alguma duvida deixe nos comentários ou nos pergunte no instagram


@vpeducationbr



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo